Os filmes do Wes Anderson listados de pior para melhor




     É pse, eu vi todos os filmes do Wes Anderson e decidi fazer algo com o conhecimento que ganhei e a experiência que tirei disso. Porém algumas coisas merecem ser levadas em consideração antes disso, não sou nenhum profissional do cinema e alguns desses filmes que pretendo listar de pior para melhor foram vistos fazem uns bons anos. Tirando esse elefante da sala, apenas espero que se alguém ler isso tire algum proveito.

Então... é isso

 7: Rushmore


Filme (3.0): "Rushmore – Três é demais", EUA, 1998, Direção de Wes ...

    Rushmore(ou traduzido com perfeição para "Três é demais") é o segundo longa do diretor que na minha visão ainda estava tentando se encontrar nesse filme,as características que mais tarde viriam a se tornar a marca de Wes estão ali, porém não em sua totalidade deixando assim o filme meio perdido em um limbo. Isso infelizmente para mim acabou deixando o filme alongado e cansativo e me peguei diversas vezes não prestando atenção depois da segunda metade.
    O filme tem seu ponto forte em sua história muito sensível e bem pensada,contando o amor do jovem Max Fischer(Jason Schwartzman) por uma professora de sua escola e as formas inesperadas com que ele busca atingir seus objetivos. Max é sim um personagem que vale a pena ser olhado com mais cuidado,o roteiro junto com a boa atuação de Schwartzman trás um toque sutil de estranhamento (em minha interpretação, com traços de autismo) ao garoto e acabamos entrando em sua dualidade de pensamento.O resto das atuações é(infelizmente) passável.
     Com isso o longa acaba por ser o único do Wes que eu não indicaria, tem seus pontos bons mas acaba não passando de uma linha que poderia ser passada.Ficando assim a questão: e se ele tivesse explorado tudo melhor?


 6: A vida marinha com Steve Zissou

  
                                A Vida Marinha Com Steve Zissou" e mais atrações para curtir na TV ...
    É com alguma tristeza que "A vida marinha com Steve Zissou"  ocupa essa posição pois este é um filme invarialmente bom. Contudo se em Rushmore sentimos falta do estilo consolidado de Wes, aqui ele parece aprisonar o diretor em alguns pontos da trama e estética. O longa é o quarto do diretor e é o sucessor de "Os excêntricos Tenenbaus" primeiro de seus filmes a fazer grande sucesso de crítica e público, servindo como consolidador de seu estilo. Por esses dois motivos conseguimos sentir a pressão sobre os ombros de Wes, sendo isso visível em alguns momentos durante o longa e motivo de estar em sexto nessa lista.
    O longa conta a história do explorador Steve Zissou(Bill Murray) e sua tripulação nada padrão atrás do monstro marinho "Jaguar Shark" que matou um dos integrantes. Todas as atuações do filme são boas e conseguimos perceber o esforço dos atores em fazer toda equipe com personalidades tão distintas parecerem naturais juntas. Uma menção muito mais que honrosa deve ser feita ao Seu Jorge que canta em cena parte da trilha sonora do filme, interpretando de sua maneira músicas de David Bowie com letras muito mais de Seu Jorge. Esses momentos são extremamente poéticos, fazendo da trilha sonora a melhor parte do filme.
     A pergunta continua sendo a mesma  "e se ele tivesse explorado tudo melhor?"(sem a pressão) porém esse já um filme muito recomendável para pessoas já fãs do diretor.


5: Bottle rocket

               Bottle Rocket (1996) and announcing Anti-Film School's Wes ...
     Bom, se tu quer ver o filme do Wes Anderson que é menos Wes anderson te apresento Bottle Rocket,o primeiro filme do diretor. Segurando o troféu de "o filme mais engraçado de Wes Anderson" muito por conta de seu roteiro coescrito por Wes e Owen Wilson, o que causa uma junção do humor sofisticado de Anderson e o humor mais cotidiano de Wilson. Fazendo esses dois estilos de humor variar durante o filme,como uma dança, ele acaba por se tornar uma maravilhosa sequência de cenas e momentos hilários.
     A história aqui traz os dramas e aventuras de um trio de amigos que decidem ser uma gangue de assaltos, realmente não a muito mais do que falar sobre ela para não entregar momentos bons do filme. Os personagens carregam a estranheza característica do diretor e suas atuações são ótimas, com destaque para Owen Wilson como Dignan que por conta do roteiro bem escrito não entrega aquela sua atuação caricata de comédias besteirol. BEM pelo contrário.
     Enfim, é legal ver o ponto fora da curva do diretor (com muitas referências a Tarantino) e sempre interessante saber como as coisas começaram. O filme só não ganha melhor colocação na lista por conta de questões de orçamento mas é  muito recomendado.

4: Moonrise Kingdom

Última edição do CineCafé no MIS traz o filme Moonrise Kingdom ...

     Moonrise Kingdom é um filme muito sensível e por pouco não entra no top três. Aqui temos os melhores personagens de Wes, suas estranhezas e ao mesmo tempo desconfortos são exploradas ao seus melhores níveis, podemos perceber também todo amadurecimento do diretor já que este,é seu sétimo longa.
     É aqui que o diretor trás seus melhores personagens, dois adolecentes excluídos de seus grupos por conta de seus comportamentos/visão de mundo e movidos pela força da primeira paixão decidem fugir juntos e viver suas próprias vidas longe de suas angustiantes sociedades . Pode parecer clichê, mas com os personagens e a narrativas criadas aqui (envolvendo personagens secundários muito bons) torna essa história o oposto de clichê. A sensação que todos já passaram de não pertencimento e após isso a realização de se encontrar consigo mesmo ao mesmo tempo que se encontra com outros parecidos com você, é o principal motivador da trama. E ela consegue contar e demonstrar isso muito bem por conta de diversos fatores de como ele é filmado,seu roteiro e interpretações.
    Eu poderia escrever um livro sobre o filme, porém não posso me alongar aqui. VÁ ASSISTIR MOONRISE KINGDOM.

3: O grande hotel Budapeste

                             O que 'O Grande Hotel Budapeste' (The Grand Budapest Hotel) e o ...
    Se você quer o filme onde todo o estilo de Wes está exposto em sua perfeição, te apresento "O grande hotel budapeste". Está tudo aqui(estética de fotografia,cores,personagens e trama) e está tudo muito bem feito. Se você quer apresentar alguém ao estilo do diretor é quase obrigatório começar por esse filme.
    Contrariando os outros filmes do diretor onde os personagens tem um objetivo em comum bem definido e a trama vai se desenrolando a partir dele,aqui a história é cheia de suas nuances e narrativas que se ligam dividas em 6 partes. Deixando ela impossível de explicar aqui, só vendo o filme mesmo.
     Tudo já citado anteriormente sobre o estilo do Wes está aqui executado de uma maneira exemplar. Realmente não a muito mais o que falar para não estragar a esperiência de ver esse filme que poderia muito bem estar em primeiro nessa lista.

2: Os excêntricos Tenembaus

                                  Top10: Dez Ótimos Filmes Com Famílias Desajustadas | Melhores filmes

     Confesso que esse foi o único filme que tive que rever para realmente me certificar de que ele merece essa posição.A resposta é que merece esse lugar e merece muito, aqui podemos ver as melhores atuações em um filme do Wes. As atuações cheia de nuances desse grande elenco se juntam com personagens que ao mesmo tempo tão diferentes entre si se ligam por ser de uma mesma família.
     E essa é a história, um grupo de irmãos com personalidade extremamente "excêntricas" e conflitantes que precisam voltar a conviver por conta de um problema familiar. Todos eles estão perdidos de suas maneiras em suas vidas, com a pressão de uma juventude que já não existe mais em seus cotidianos e precisando a aprender a lidar com isso e com outras questões pessoais.
    Com suas pitadas de autoconhecimento e problemas é muito bom viajar pelas histórias dos irmãos Tenembaus.

1: Viagem a Darjeeling

                                Viagem a Darjeeling | Cenas de Cinema

     Chegamos ao ponto final dessa jornada pelos filmes de Wes Anderson com o começo de outra jornada, uma jornada chamada "Viagem a Darjeeling". Eu nem sei o que escrever sobre esse filme pois ele tem um significado muito bonito pra mim,porém irei tentar em poucas linhas.
      Três irmãos a procura de se reconciliar decidem fazer uma jornada pela Índia a bordo de um trem. Só de ver o diretor explorando uma cultura tão diferente das que normamente ele filma já é renovador porém o principal aqui é a mensagem, eles procuram se reconciliar mas acabam encontrando bem mais que isso. Acabam por encontrar suas vidas e motivações muito longe de casa e ao mesmo tempo que se distanciam de suas casas e se aproximam de seu destino final eles entram mais e mais dentro de si mesmos naquela cultura tão distante.
        Junte isso com uma atuações impecáveis e momentos de se matar rindo e temos Viagem a Darjeeling. O fim que é o início.
     
   

Comentários

Postagens mais visitadas